O início de um grande plano
Na noite do sábado, dia 29 de maio de 2021, realizou-se de forma virtual a assembleia de fundação da Associação União Caatinga (AUC).
Equipe União Caatinga
Após quase 3 anos de atividades, foi dado um passo importante. O grupo, que começou com apenas cinco integrantes, já contava com 40 colaboradores. A União Caatinga sempre viu na educação, cultura e turismo caminhos para preservar a história e transmiti-la às futuras gerações.
A assembleia geral foi presidida pelo então secretário executivo, Eduardo Macedo.
Eduardo Macedo – Secretário Executivo
A apresentação foi iniciada por Ian Cordeiro, idealizador do projeto, que compartilhou a origem do grupo e os objetivos iniciais.
Ian Cordeiro – Idealizador do grupo
Na sequência, Wellington Vasconcelos, tesoureiro da associação, apresentou pela primeira vez os dados estatísticos do grupo: fluxo de turistas, sítios arqueológicos descobertos e demais registros das atividades da União Caatinga.
O presidente eleito, Emanuel Cordeiro, compartilhou a importância da escavação da Pedra de Retumba (principal sítio arqueológico de pedra lavrada), os planos de curto prazo, a necessidade de estrutura dos sítios e trilhas, e o desejo de estabelecer uma sede física para recepção de turistas. Também foi feito um chamado à doação de materiais arqueológicos e minerais para o Museu Francisco Retumba.
Emanuel Cordeiro – Presidente da AUC
Por fim, Emanuel reforçou o convite para os diversos grupos de trilheiros da região se unirem em projetos intermunicipais e agradeceu o apoio da Prefeitura de Pedra Lavrada, da UEPB e do professor Juvandir de Souza Santos.